Curandeiros 

Herdeiros do Grande Pajé

Aos nosso irmãos prometemos:

Não permitiremos a morte de velhice antes dos trinta,

Não aceitaremos a morte de emboscada antes dos vinte,

E nem a de fome um pouco por dia.

Somos os guerreiros da vida.

Tendo sido criados com o objetivo de cuidar daqueles que precisassem, os Curandeiros sempre se ocuparam com o papel ao qual foram destinados e ainda hoje se ocupam. Nos velhos tempos eles eram muito importantes não apenas como médicos, mas também como conselheiros e sábios.

Esses herdeiros tiveram pouco impacto na Criação como um todo. Eles sempre se esforçaram mais em cuidar dos feridos e doentes do que qualquer outra coisa, deixando glórias e conquistas para os outros herdeiros. É dito que essa é a mais humilde das heranças, entretanto, a mais divina.

A maior habilidade dos Curandeiros é seu intelecto. O pajé fez deles inteligentes, astutos, engenhosos e perspicazes. Além disso, deu a eles uma ligação com a Realidade para que pudessem acessar suas bênçãos na totalidade. Essa herança, porém é inútil se os Curandeiros não se dispuserem a explorá-la em sua integralidade, o que quer dizer que eles precisam estudar durante anos para que possam se chamar de Herdeiros do Pajé.

Além disso, O Pajé determinou que não apenas seus herdeiros teriam o título de Curandeiro, mas todos aqueles que se dispusessem a seguir esse caminho. Isso significa que existem curandeiros fora dessa herança, porém apenas os herdeiros do Pajé podem, assim como ele, assumir o título de pajé.

Assim como seu patrono, os curandeiros entraram na era moderna de mente, olhos e braços abertos. Eles se difundiram entre as mais diversas áreas da saúde. Cardiologia, psiquiatria, geriatria, enfermagem e muitas outras. Não apenas nas áreas práticas, mas como nas áreas teóricas, de pesquisa e no magistério.

Curandeiros estão nos dois lados da guerra. Seja por que acreditam nos ideais sob os quais lutam ou simplesmente porque uma guerra necessita tanto de médicos quanto de soldados. É fácil de supor que mesmo que não estejam no front, serão peças chaves na guerra que está para começar.